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O capitalismo consciente é diferente mesmo?


Empresas e seus líderes estão sempre buscando as melhores estratégias para crescer mais e gerar mais lucro. Essa abordagem de “mais” é o padrão operacional do século passado. As estratégias de sucesso no passado não garantem o sucesso no século XXI.


A ideia de um capitalismo consciente é dar um voto de confiança no futuro que está sendo proposto através do propósito evolutivo, do reconhecimento da interdependência, na criação de uma cultura responsável e uma liderança de cuidar do próximo, do propósito e do futuro.


Agora vem a pergunta crucial: por que líderes deveriam considerar uma estratégia que não tem evidência de sucesso no passado? Simplesmente porque fazer o bem é o melhor negócios, principalmente em termos de resultados financeiros. O que descobrimos que empresas que praticam esta filosofia baseada nos fundamentos do capitalismo consciente alcançam resultados financeiros de até 10 vezes maior que o desempenho médio da bolsa de valores dos Estados Unidos (de acordo com estudo publicado no livro Conscious Capitalism Field Guide – Harvard 2018).


Mas se existem evidências de resultados tão extraordinários temos resultados financeiros, por que essa filosofia não é considerada uma estratégia comprovada? Simplesmente porque não podemos copiar o propósito de outra organização e esperar que os resultados sejam iguais. Cada organização é única, e esses fundamentos do capitalismo consciente se aplicam de uma maneira única em cada ecossistema de negócios.


Como o capitalismo consciente é diferente?

Um capitalismo com consciência ecológica, social, moral etc. coloca as necessidades das pessoas em primeiro lugar. Os indivíduos são o centro do negócio, todos indivíduos, todos stakeholders, não mais apenas os investidores. Os líderes empresariais entendem a importância de envolver e integrar com seus stakeholders (partes interessadas), reconhecer a interdependência do ecossistema de negócios. Não é possível um prosperar às custas dos outros. As mensagens que isso não serve mais vem de longa data: tripé da sustentabilidade, GRI, ODS, ESG, economia donut, e assim por diante.


Líderes capitalistas conscientes tem estratégias claras de comunicação (principalmente escuta) com seus stakeholders, para ajudar na tomada de decisão, investimentos, políticas de relacionamento e muito mais. Além disso, consideram os efeitos de sua atividade sobre o meio ambiente e a comunidade do entorno.


Aqueles que lideram negócios com a ótica dos fundamentos do capitalismo consciente colocam o propósito no centro de seu trabalho e estratégia. Cria-se uma conexão mais profunda entre as pessoas e o trabalho, cria-se um sentido mais profundo do trabalho gerando maior engajamento e sentimento de realização.


Tradicionalmente o capitalismo pode ser percebido como sem alma, sem coração e implacável naqueles menos afortunados. Isso porque a medição de sucesso do passado (Século XX) traz uma narrativa da guerra, matar para não ser morto, ou uma narrativa da selva, só sobrevivem os mais aptos, ou ainda uma narrativa do esporte, o segundo é o primeiro perdedor. Isso traz uma ideia que se você não está ganhando, deve estar perdendo.


Quais são os fundamentos do capitalismo mais consciente?


Existem 4 fundamentos que norteiam essa filosofia, e eles são detalhados em vários livros como o Best Seller da Amazon, Jornada ao Capitalismo Consciente, ou o livro de Harvard: Conscious Capitalism Field Guide. Estes fundamentos são:


1. Propósito Evolutivo

Todo empreendedor que inicia um negócio, acredita que pode fazer algo melhor. Por trás dessa intenção de fazer algo melhor existe um sentimento de causa – de motivação para empreender. Isso chamamos de propósito. Este propósito evolui com o tempo e conforme mudam as situações socioeconômicas e ambientais do nosso entorno, o propósito precisa ser revisado e atualizados para que a organização se mantenha relevante. A partir desse princípio, o lucro passa a ser consequência do valor criado pela organização oi invés de ser o objetivo principal do negócio.


2. Interdependência dos Stakeholders

Capitalistas conscientes entendem que cadeia de valor não é uma perspectiva unidimensional do negócio. Outros stakeholders influenciam e interferem na operação de uma empresa e para que a empresa seja forte, é necessário que todo o ecossistema prospere. Precisamos reconhecer que nossa organização está inserida em um ecossistema de negócios.


3. Cultura responsável

Hoje sabemos que toda cultura é consciente, Whole Foods, Ambev, empresas que fabricam armas, e assim por diante. Uma cultura responsável reconhece o impacto e influência dos seus comportamentos no ecossistema, e cria uma forma coletiva de se comportar que influencia o todo, onde todos participam e percebem valor gerado pela atividade produtiva da organização.


4. Liderança de cuidar

O líder de hoje já não controla e comanda suas equipes. Precisa inspirar para atrair talento e educar para manter o talento próximo. O líder que cuida de seus colaboradores e funcionários oferece o melhor exemplo possível, e estes passam a cuidar dos clientes, fornecedores, acionistas, meio ambiente, comunidades do entorno, em suma, cuidando das pessoas, elas vão cuidar da sua empresa. O líder que cuida é aquele que, através de seus comportamentos, inspira outros de forma a cuidar do propósito superior, ao invés de cuidar do seu ego e do resultado de curto prazo.


Quais são os benefícios desta filosofia?

Os benefícios de aplicar os fundamentos do capitalismo consciente são enormes. Os funcionários são mais engajados, os clientes são promotores, os fornecedores são mais comprometidos, a comunidade defende a sua marca e assim por diante. Isso é uma geração de valor em múltiplas dimensões sem detrimento do resultado financeiro que já compartilhamos, pode alcançar 10 vezes o desempenho médio da bolsa de valores no médio e longo prazo.


Os resultados vão muito além do dinheiro.


A marca fica mais forte, a criatividade é maior, o turnover de funcionários é muito menor. Conheça um passo a passo para aplicar esta filosofia solicitando gratuitamente o livro digital Ativador de Negócios Conscientes (www.CBActivator.cc).

Nós que vivemos nos dias de hoje, temos uma oportunidade única que deixar o maior legado que a humanidade poderia receber. Você está pronto para essa responsabilidade?


Thomas Eckschmidt CEO e Cofundador CBJourney, a maior rede internacional consultores de capitalismo consciente presente em 21 países, Ex-Diretor Geral e Fundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil e no Peru e Autor do livro Jornada ao Capitalismo Consciente (Best Seller AMAZON)

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